Docência do Ensino Superior
Falar sobre a formação de professores no Brasil é remeter-se a um cenário com vicissitudes históricas e discussões recentes. Para compreendê-las faz-se necessário a conhecer a realidade concernentes à formação de professores no Brasil, analisando as referências bibliográficas de pesquisadores da área que servirá, sobretudo, para clarificar a compreensão em torno das problemáticas vivenciadas hoje, bem como nortear as discussões em torno da busca de soluções possíveis ao cenário brasileiro que encontra-se submergido em um sistema educacional com muitas mazelas, a maioria provocadas pela má formação inicial de seus docentes que encontram-se, entre outras, desprovida de uma concreta e reflexiva relação teórica-prática, pois apenas os estágios oferecidos no final dos cursos não é condição suficiente para uma atuação competente, levando futuros professores a saírem das universidades despreparados para atuarem na realidade que lhes espera, restando apenas a possibilidade de encontrar nas instituições que forem atuar a oferta de uma formação em serviço que lhes possibilite apoio e orientação às angústias e desafios da profissão, isto aos que a perceberem, pois é mais comum encontrar professores que de uma formação inicial tão deficiente não conseguem reconhecer e refletir sobre suas próprias deficiências, limitando assim, a sua busca por uma atuação mais eficaz...
Pós-Graduação Docência do Ensino Superior, embasamento teórico à profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.
O aprofundamento dos estudos nessa área se dá pelo fato de haver a necessidade de que o especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.
Matricule-se no curso de Pós Graduação Docência do Ensino Superior e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.